quinta-feira, 12 de abril de 2012

PALMA FORRAGEIRA ADENSADA IRRIGADA


Ao considerar 25 anos de vivência prática, pesquisas e observações sobre a produção de forrageiras que possam ser utilizadas no semiárido, e uma das forrageiras capazes de alcançar produção de matéria verde sem sombra de dúvidas é a palma forrageira.
O Sítio Vovô Alferes resolveu nos últimos 2 (dois) anos implantar alguns campos de palma forrageira, onde plantaram-se 3 (três) áreas de 0,5 hectare cada.
Um dos campos plantou-se a palma de forma convencional que tem produzido 50 (cinquenta) toneladas por hectare.
Em outro campo implantou-se uma área de palma forrageira adensada e irrigada com gotejo, em densidade de 2,0 x 0,10 m e irrigação a cada 5 dias, obtendo-se uma produtividade média de 600 (seiscentas) toneladas por hectares.
No último campo implantou-se uma área de palma forrageira superadensada e irrigada com gotejo, em densidade de 1,0 x 0,10 m e irrigação a cada 5 dias, obtendo-se uma produtividade média de 800 (oitocentas) toneladas por hectares.
Na fundação utiliza-se dez litros de esterco e cem gramas de supersimples por metro linear.
O plantio das raquetes é feito no sentido nascente -poente, mas quando as raquetes passam por um período de desidratação não existe essa necessidade.
O grande entrave continua sendo o alto custo de implantação, girando em torno de R$ 8.000,00 (oito mil reais).Mas, são suficientes para alimentar 500 (quinhentos) caprinos.

Nenhum comentário: