UM
NOVO HORIZONTE NA CADEIA PRODUTIVA DA CAPRINOCULTURA
O Agronegócio global
apresenta-se cada vez mais organizado, e organizado em cadeias produtivas, por
isso tem exigido uma maior interação entre os nossos produtores e os
consumidores localizados nas zonas urbanas. As relações existentes entre
consumo e produção devem está conectados, e para isso as redes sociais e a
internet tem que se tornar um aliado e não um objeto estranho.
Claro que o clima e a
sazonalidade fazem parte do processo, para superar dificuldades tipo essa, o
governo tem o dever e a obrigação de construir políticas públicas para a cadeia
caprina de uma forma efetiva.
Os nossos pecuaristas e mais
especificamente os caprinocultores, juntamente com os frigoríficos e
varejistas, devem aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e necessidades dos
consumidores para descobrir e planejar novos produtos.
É inconcebível que a carne
caprina tida como uma das mais saudáveis e ricas ainda não tenha ocupado o seu
espaço merecido. Claro que, muito se deve à similaridade que se estigmatizou
com a de ovino. A meu ver, as duas são de naturezas diferenciadas e como tal
devem ser tratadas, pois é um erro perpetuarmos a prática e o termo: “Cadeia da
Caprinovinocultura”.
Alguns desafios terão que
ser superados e abaixo enumero alguns deles:
1-
Qual destino será dado às carnes de animais descartados?
2-
Quais cortes especiais serão realizados?
3-
Qual marketing a ser implementado?
4-
Como desmistificar a respeito do cheiro do
bode?
5-
Qual animal deverá ser produzido?
6-
Qual (is) raça(s) se comportam melhor?
7-
Como superar a cultura Caprinovinocultura?
8-
Como criar uma identidade própria para a
carne caprina?
9-
Por que os frigoríficos públicos somente
compram ovinos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário