terça-feira, 14 de maio de 2013

UM NOVO HORIZONTE NA CADEIA PRODUTIVA DA CAPRINOCULTURA


UM NOVO HORIZONTE NA CADEIA PRODUTIVA DA CAPRINOCULTURA



 
O Agronegócio global apresenta-se cada vez mais organizado, e organizado em cadeias produtivas, por isso tem exigido uma maior interação entre os nossos produtores e os consumidores localizados nas zonas urbanas. As relações existentes entre consumo e produção devem está conectados, e para isso as redes sociais e a internet tem que se tornar um aliado e não um objeto estranho.
Claro que o clima e a sazonalidade fazem parte do processo, para superar dificuldades tipo essa, o governo tem o dever e a obrigação de construir políticas públicas para a cadeia caprina de uma forma efetiva.
Os nossos pecuaristas e mais especificamente os caprinocultores, juntamente com os frigoríficos e varejistas, devem aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e necessidades dos consumidores para descobrir e planejar novos produtos.
É inconcebível que a carne caprina tida como uma das mais saudáveis e ricas ainda não tenha ocupado o seu espaço merecido. Claro que, muito se deve à similaridade que se estigmatizou com a de ovino. A meu ver, as duas são de naturezas diferenciadas e como tal devem ser tratadas, pois é um erro perpetuarmos a prática e o termo: “Cadeia da Caprinovinocultura”.

Alguns desafios terão que ser superados e abaixo enumero alguns deles:

1-    Qual destino será dado às carnes de animais descartados?
2-    Quais cortes especiais serão realizados?
3-    Qual marketing a ser implementado?
4-    Como desmistificar a respeito do cheiro do bode?
5-    Qual animal deverá ser produzido?
6-    Qual (is) raça(s) se comportam melhor?
7-    Como superar a cultura Caprinovinocultura?
8-    Como criar uma identidade própria para a carne caprina?
9-    Por que os frigoríficos públicos somente compram ovinos?

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