quarta-feira, 20 de abril de 2011

URÉIA NO SAL MINERAL

A mistura da uréia no sal mineral somente apresentará uma resposta satisfatória, caso exista disponível na propriedade forragem seca nos pastos ou piquetes.

Para se preparar a mistura uréia + sal mineral, o pecuarista deverá fazer uma adaptação dos animais. Abaixo demonstramos como ocorrer o período de adaptabilidade:

PERÍODO                                SAL MINERAL                       URÉIA

1º ao 10º dia                                 90%                                      10%

11º ao 20º dia                               80%                                      20%

21º ao 30º dia                               70%                                      30%

31º em diante                                60%                                      40%


O uso de 40% de uréiano sal mineral deverá ser associado a uma mistura que permita aumentar a palatabilidade.

O Centro de Capacitação tem adotado e indicado o limite de 30% de uréia no sal mineral.

UTILIZAÇÃO DA URÉIA



Uréia na silagem - Pode ser utilizada na ensilagem do milho e do sorgo granífero e possibilita o aumento do teor proteíco (proteína bruta) da silagem e apresenta uma enorme vantagem no retardo da fermentação secundária que aparece logo após a abertura do silo. 
A quantidade de uréia a ser adicionada à silagem é de 0,5%, ou seja, para cada mil quilos fazer uso de 5 quilos de uréia. A distribuição deve ser de forma uniforme na forragem ensilada, e nunca colocada sobre cada camada. Outro aspecto, é que os animais não preceisam passar por período de adaptação para iniciar o consumo da silagem.
OBS: Não se recomenda o uso da uréia em silagem de capim elefante, pois requer uma pré-secagem da forregem, elevando a matéria seca para 45%.

terça-feira, 19 de abril de 2011

V EXPOFEIRA DE CURAÇÁ - BAHIA



Curaçá no Estado da Bahia estará sediando a V Expofeira de Caprinos e Ovinos no período de 29 de abril a 1 de maio próximos. A realização do evento está a cargo da ACCOSSF e espera-se uma grande participação de todos os envolvidos na cadeia da cadeia de caprino e ovino, além de visitantes.
O Sítio Vôo da Águia estará representando o Centro de Capacitação Técnica Vovô Alferes com alguns animais caprinos e ovinos tanto puros, quanto mestiços.

Sintam-se todos convidados.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Curso de Capacitação

Dias 3, 4, 5 e 6 de maio próximo estará se realizando um Curso sobre convivência no semiárido com foco na Caprinovinocultura, tendo como palestrante o Senhor Gilvan Brito (Instrutor do CEBATSA, Gerente do Frigorífico de Jussara e Produtor Rural). Estarão participando como ouvintes Técnicos Agropecuários dos contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural da CODEVASF, produtores rurais, colonos, reassentados e associados das associações locais de Juazeiro/BA. Este evento faz parte do lançamento do Centro de Treinamento Vovô Alferes.