segunda-feira, 31 de outubro de 2011

VISITA DE ESTUDANTES DE VETERINÁRIA DA UNIVASF AO CCTVA


Na última sexta-feira, dia 28 de outubro de 2011, estiveram nos visitando os estudantes de Veterinária da Univasf, Ingrid, Jackson e Suzana.

Apresentamos para eles as boas vindas e passamos a percorrer a área pertencente ao Sítio Vovô Alferes, onde mostramos os plantios de forragens a exemplo da cana forrageira, palma, cunhã, pastagens de braquiarão, tanzânia, aruana e buffel.

Posteriormente visitamos as instalações e os rebanhos de caprinos e ovinos.

Foi-se atualizando as informações à medida que os mesmos perguntavam sobre os manejos alimentar, sanitário e reprodutivo.

Após essa etapa nos dirigimos as áreas de manejo hídrico.

Em seguida explicamos como é feita a seleção zootécnica.

No final demonstramos a escrituração contábil e zootécnica do Sítio, bem como respondemos a um questionário apresentado por esses nobres e obstinados estudantes.







quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VISITA AO SALITRE


Na tarde deste 25 de outubro de 2011 estiveram diversos associados da ACCOSSF visitando o Centro Administrativo do Perímetro Irrigado do Salitre, visando conhecer as ações desenvolvidas pela CODEVASF através do Consórcio Plena/Projetec, como também acertar detalhes sobre a I EXPOSIÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS do referido perímetro que acontecerá paralelo à I SALITEC (1 a 3 de dezembro de 2011).

Na oportunidade foram discutidos diversos pontos e agendas que terão de ser cumpridas pelas partes envolvidas, com o intuito de promover a inserção da Caprinovinocultura como um dos motores de propulsão na atividade agropecuária aliada à irrigação.







segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA ACCOSSF - 24/10/2011

ASSOCIADOS,


NA NOITE DE HOJE, 24/10/2011, ESTAREMOS NOS REUNINDO NA ACCOSSF PARA TRATARMOS DE:

- Primeiro Encontro dos Agroempreendedores do Projeto Salitre;
- Iniciativas das comissões;
- Home page da ACCOSSF.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MONTA NATURAL NO SEMIÁRIDO



O manejo reprodutivo permite um bom aproveitamento do rebanho, permitindo a oferta de animais em várias épocas do ano, partos em períodos definidos previamente e acima de tudo maior eficiência na condução da criação. E é neste caminho que a monta natural é uma das técnicas de manejo mais recomendada e eficiente.
Durante o cio, o manejo pressupõe que o reprodutor ficará separado das fêmeas matrizes durante o dia, e no período noturno será levado para as fêmeas.
Para se ter um melhor controle das fêmeas cobertas, deve-se tingir a maçã do peito do reprodutor com tinta pó xadrez e óleo. Na manhã seguinte, verifica-se qual a(s) fêmea(s) aparece(u)(ram) pintada(s) na região do dorso para em seguida separar a(s) mesma(s), anotando-se a numeração para após 17 dias ovelhas e 21 dias cabras retornar o reparodutor para confirmação da prenhez. Importante não colocar muitas fêmeas para serem cobertas na mesma noite, o ideal é 7 a 8 matrizes por reprodutor.
Vantagens:
1- proporção de 210 fêmeas por reprodutor;
2- Controlar o dia da cobertura da matriz e consequentemente saber a previsão do parto;
3- Possibilidade da sincronização de cio das matrizes visando uma melhor homogeneização do lote de crias ou até mesmo utilização de cio natural;
4- Melhor controle zootécnico do rebanho;
5- Pode ser utilizada em regimes intensivo, semintensivo ou até mesmo extensivo,
6- As fêmeas que não emprenharam em até dois ciclos consecutivos devem ser descartadas.

Concluindo, podemos afirmar que a monta controlada determina uma diminuição nos custos, pois 1 (um) único reprodutor pode cobrir até 210 fêmeas, organizará a criação e trará um aumento de produtividade.